Home Catálogo Editora Na mídia Originais Lista de preços Escritório do editor Contato Compra de livros Escritório do editor Escritório do editor Fricções Siga a Ficções no Twitter
Ficções Editora
C A T Á L O G O

Compositoras latino-americanas
Vida - Obra - Análise de peças para piano

Eliana Monteiro da Silva

Biografia/Música

ISBN (E-BOOK): 9788562226540
Páginas: 240 / com desenhos e partituras
Ano: 2019

Trabalho de Pós-doutorado - Antologia

E-book (conversão): Alonso Alvarez (Ficções Editora)

Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP - 2018

Supervisor: Prof. Amilcar Zani Netto
Ilustração de capa: Ligia Monteiro da Silva

As obras analisadas nesta antologia estão sendo gravadas e disponibilizadas, mediante autorização das compositoras, no soundcloud https://soundcloud.com/elianamonteirodasilva. Outras gravações e artigos de Eliana Monteiro da Silva podem ser conferidos nos endereços http://www.duoouvirestrelas.com/eliana-monteiro-da-silva, https://polymnia.webnode.com/, http://www.sonora.me/, https://www.researchgate.net/profile/Eliana_Monteiro_Da_Silva, ou através da Plataforma Lattes/cnpq.
Capa

ePUB Baixe grátis!
Mobi Baixe grátis!
Arquivos hospedados no Google Drive ::
Cada arquivo / tamanho de 9MB ::


Para ler o e-book é necessário instalar o arquivo em um e-reader (Kindle, Kobo, etc)

Ou ter o programa instalado no PC ou Apple (iPad)

Escolha abaixo para instalar o leitor / Windows ou Apple:

Adobe Digital Editions ::
Kindle ::
Kobo ::


Qualquer pessoa que se aproxime da produção musical erudita da América Latina, em especial no que se refere às compositoras, vai encontrar neste trabalho de Eliana Monteiro da Silva uma fonte riquíssima de informação. Seu trajeto na pesquisa acadêmica iniciou-se no Mestrado, quando abordou a produção musical de Clara Schumann, continuou no Doutorado, ao tratar e analisar a produção musical latino-americana para piano focada nas gravações de Beatriz Balzi, chegando finalmente à publicação resultante de suas pesquisas de Pós-Doutorado Compositoras Latino Americanas: Vida - Obra - Análise de peças para piano.

     Pianista e pesquisadora, Eliana mergulhou na tarefa incansável de buscar, estudar e divulgar obras musicais escritas por mulheres, elaborando uma verdadeira varredura territorial desde a Argentina até Cuba e México, a partir da segunda metade do sec. XIX e chegando aos nossos dias. Esta não é uma tarefa fácil: rastrear pessoas, contatá-las, escolher obras, obter permissões, encontrar partituras decifráveis, e aí por diante. Em relação às compositoras brasileiras, a pesquisa se tornou mais exequível, e no caso das compositoras vivas, a colaboração foi decisiva. Fora do Brasil, pesquisar obras e autoras demandou anos de buscas, viagens, cursos, inúmeras participações em congressos internacionais e encontros musicais para levar adiante este projeto. Mas nada disso se tornou obstáculo de qualquer espécie para Eliana, que elaborou estratégias, traçou caminhos, resgatou histórias de vida e obras, com a finalidade de construir e apresentar aqui um perfil extremamente consistente da produção musical feminina da América Latina.

     O leitor vai encontrar neste trabalho vinte obras de compositoras nascidas no período entre 1847 até 1984. Apesar de destacar o séc. XX, há o cuidado de apresentar, a exemplo de Chiquinha Gonzaga, trabalhos de compositoras que permitiram, por sua ação pioneira, uma abertura para esta atividade já no séc.XIX. Para cada compositora, Eliana elabora uma data biográfica, catálogo de obras, e análise da obra selecionada. As ferramentas analíticas utilizadas são aquelas propostas por Arnold Schoenberg, Joseph Straus e John White, escolhidas por Eliana da maneira mais adequada para cada estilo de composição.

     Na certeza de que este trabalho venha instigar curiosidade, preencher vazios, e impulsionar desdobramentos, desejamos a todos uma ótima viagem...

PREFÁCIO

Amilcar Zani
Heloisa Zani


O LEITOR VAI ENCONTRAR NESTE TRABALHO VINTE OBRAS DE COMPOSITORAS NASCIDAS NO PERÍODO ENTRE 1847 ATÉ 1984.


Esta pesquisa de Pós-Doutorado enfoca a produção musical realizada por mulheres no âmbito da música erudita, utilizando como recorte a composição para piano do século XX na América Latina. Ela dá continuidade e soma-se às pesquisas de Mestrado e Doutorado que realizei anteriormente, sempre sob a supervisão do meu querido orientador Amilcar Zani, que enfocaram, respectivamente, a mulher compositora (“Clara Schumann: compositora x mulher de compositor”, ECA – USP / 2008), e a música para piano latino-americana (“Beatriz Balzi e o piano da América Latina: a música deste continente analisada a partir das gravações da pianista em sua série de CDs Compositores Latino-americanos”, ECA – USP – FAPESP / 2014).

     Esta Antologia atende, também, ao desafio proposto pelo musicólogo e professor estadunidense James R. Briscoe durante o I Simpósio de Pedagogia para História da Música, realizado pela USP Ribeirão Preto em 2010. Na ocasião eu apresentei uma comunicação intitulada “Menina não entra: a hegemonia masculina no repertório erudito ocidental”, que discutia a quase total exclusão das compositoras ocidentais do cenário musical erudito, apesar da existência de pesquisas que descortinavam este repertório. Entre as pesquisas existentes eu citei justamente o livro do próprio Briscoe Historical Anthology of Music by Women, bem como o de Nilcéia Baroncelli Mulheres Compositoras – Elenco e Repertório, ambos publicados em 1987.

     Empolgado pela repercussão de seu trabalho no Brasil, Briscoe recomendou que eu aprofundasse o assunto e empreendesse uma pesquisa sobre as músicas latino-americanas compostas por mulheres. Aconselhou que eu a publicasse em forma de antologia, com pequenas biografias, seleção de obras e uma partitura analisada de cada uma das autoras escolhidas. Aqui está, portanto, o trabalho realizado.

Em tempo: a sugestão do professor era que eu publicasse em inglês, para ter mais visibilidade. Esta sugestão está guardada para uma próxima edição da antologia.

APRESENTAÇÃO

Eliana Monteiro da Silva


Prefácio
Agradecimentos

Compositoras Latino-americanas: Vida • Obra • Análise de peças para piano
Lista de Abreviaturas
Lista de compositoras catalogadas
Lista de obras analisadas

i. Introdução
ii. Sobre mulheres e música: do acesso ao saber à autoria de composições eruditas
iii. Mulheres e música na América Latina
iv. Das análises das peças, escolha de repertório e biografias

Compositoras Latino-americanas: Vida • Obra • Análise de peças para piano

1. Chiquinha Gonzaga (Brasil, 1847-1935)
Atraente - Análise Musical

2. Teresa Carreño (Venezuela, 1853 - 1917)
Le Sommeil de l’Enfant - Análise Musical

3. Maria Galli (Uruguai, 1872 - 1960)
Lontananza (Romanza sin Palavras) - Análise Musical

4. Gisela Hernandez (Cuba, 1912-1971)
Zapateo Cubano - Análise Musical

5. Ida Vivado Orsini (Peru / Chile, 1913-1989)
Séries alternadas para piano - Análise Musical

6. Isabel Aretz (Argentina / Venezuela, 1913-2005)
Por la senda de Kh’asana - Análise Musical

7. Cacilda Borges Barbosa (Brasil, 1914-2010)
Estudos Brasileiros n° 1 - Análise Musical

8. Eunice Katunda (Brasil, 1915-1990)
Sonatina, ou Sonatina 1965 (1946) - Análise Musical

9. Esther Scliar (Brasil, 1926-1978)
Sonata para Piano - Análise Musical

10. Jacqueline Nova (Bélgica / Colômbia, 1935-1975)
Transiciones (1964-65) - Análise Musical

11. Renée Pietrafesa Bonnet (Uruguai, 1938)
Pieza nº 5 “A Becho” (1990) - Análise Musical

12. Graciela Paraskevaídis (Argentina/Uruguai, 1940-2017)
viva voce - Análise Musical

13. Tania León (Cuba, 1943)
Momentum - Análise Musical

14. Nilceia Baroncelli (Brasil, 1945)
Os Tons da Claridade - Análise Musical

15. Maria Teresa Gutiérrez (Bolívia, 1954)
Variaciones para Piano (1995) - Análise Musical

16. Silvia Berg (Brasil, 1958)
Dobles del Páramo - Análise Musical

17. Silvia de Lucca (Brasil, 1960)
Sem título, só-nus - Análise Musical

18. María Cecilia Villanueva (Argentina, 1964)
Tango Errante - Análise Musical

19. Gabriela Ortiz (México, 1964)
Estudios entre Preludios nº 1 - Análise Musical

20. Valéria Bonafé (Brasil, 1984)
Do livro dos seres imaginários (Kami; Odradék; Shang Yang; Haokah) - Análise Musical

Bibliografia
Créditos

SUMÁRIO



Eliana Monteiro da Silva é pianista, Mestre e Doutora em Música pela ECA-USP, com auxílio FAPESP. Concluiu Pós-Doutorado na mesma universidade, com a antologia "Compositoras Latino-americanas: vida - obra - análise de peças para piano".

     É autora do livro "Clara Schumann: compositora x mulher de compositor" (2011), e co-autora dos livros "Da ópera ao lied: uma evocação à palavra cantada" (2013) e "Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Ambientes Musicais" (2015). Suas atividades como pesquisadora e como intérprete enfocam a valorização e divulgação da atuação da mulher na música de concerto.

     Representou o Brasil no III Colóquio de Investigación Musical Ibermúsicas com a temática "Música y Mujer en Iberoamérica: haciendo música sob la condición de género" indicada pela FUNARTE/Ministério da Cultura.

     Integra o "Duo Ouvir Estrelas", a rede "Sonora - músicas e feminismos" e o grupo "Polymnia", todos dedicados ao estudo de gênero na música. É professora no curso de Pós-Graduação da ECA-USP, ministrando disciplina sobre música erudita latino-americana.

A AUTORA

Reprodução





VOLTA SOBE
FICÇÕES - Porque a vida não basta