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Ficções Editora
C A T Á L O G O

Não quero escutar que me ama

Cica Aguirre


ISBN (PAPEL): 9786587622057
Formato: 14 X 21 cm
Páginas: 80
Ano: 2021
Projeto gráfico / capa: Alonso Alvarez
Revisão: Bruno D’Abruzzo
Foto da capa: Camilo Barreto Baracaldo

Capa
PAPEL: R$ 30,00

IMAGENS DA CAPA: FRENTE | 4° CAPA | ABERTA
SOBRE A AUTORA

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Não quero escutar que me ama é uma coletânea de poesias e contos ficcionais que escrevi na primeira década do século XXI. Uma época em que era fácil sonhar. Um lugar boêmio e inspirador paulistano, o Baixo Augusta, é o cenário e a narradora, uma atriz sem fama ou contrato, 20 ou 30 e poucos anos, cis, branca, solteira. Escrevi, sangrei e ri, ri muito, joguei fora, tentei apagar da memória e lembrei linha por linha. Enfim, um raio X deste personagem feminino e contemporâneo.

SINOPSE




Baixo Augusta

As noites eram quentes
O ar seco e pesado sufocava
ela não conseguia dormir
O corpo aparentemente inerte
transversal
ocupava toda a cama
Um misto de vazio
com uma tremenda fome
que nunca passa de sabe-se lá o quê?!
Lá embaixo
longe de sua concha a cidade ferve
Bares, boîtes, clubes
Álcool e cigarro
Risadas abafadas entre murmúrios
O grito de uma puta por socorro!
Arghhh, a noite parece sem fim...
Ela vira para o lado, sem espectador
Sem luz, sem foco
sem graça
e até tenta dormir
Abraça o travesseiro, suspira
Sem sucesso,
continua olhando para o teto!


Boneca de pano

No pôr do Sol
Passarinhos piam
No pomar de peras e abóboras
Beatriz procurava seu próprio beijo
Empoleirada no banco da praça
Perdida, observava as borboletas
Boneca de pano
Pano bonito que cobria seu corpinho
Preto e Branco
Estampa de bolinha
Bela como uma boneca
Presa na prateleira
Coberta de pó
Beatriz pensava no beijo
Pois princesa que é,
Espera o sapo
Rapaz bonito bem apessoado
Pinóquio sempre perfumado
Se aproxima embasbacado
O corpinho em ebulição
Beatriz com os lábios em botão
Prontos para o beijo
Os pés paralelos
No piso de pedra
No pé do banco
A pequena bolsa aberta
Espelho, tulipa e batom
As pernas se esbarram
Pequena, pequena
Espera seu par
Boneca de pano
Também pode se apaixonar!

DOIS POEMAS




A caixa de Pandora é um mito grego muito antigo, no qual a existência da mulher e dos vários males do mundo são explicados. Tudo começa quando Zeus, o deus de todos os deuses, resolveu arquitetar um plano para se voltar contra a ousadia de Prometeu – que entregara aos homens a capacidade de controlar o fogo. Para tanto, Zeus decide criar uma mulher repleta de dotes oferecidos pelos deuses e a oferece a Epimeteu, irmão de Prometeu. Ao aceitar Pandora, Epimeteu também ganhou uma caixa onde estavam contidos vários males físicos e espirituais que poderiam acometer o mundo. Desconhecedor do conteúdo, ele foi alertado de que aquela caixa não poderia ser aberta em nenhuma hipótese. Com isso, o artefato era mantido em segurança. Após uma relação sexual entre os dois, ele caiu em um sono profundo. Nesse instante, não suportando a própria curiosidade, Pandora abriu a caixa proibida para espiar o seu conteúdo. Naquele momento, ela acabou libertando várias doenças e sentimentos que atormentariam a existência do Homem no mundo. Zeus concluía assim o seu plano de vingança contra Prometeu. Daí o imaginário humano ter atribuído à expressão "abrir a caixa de Pandora" o significado de "a origem de todos os males".

     Muito bem, agora imagine você leitor, que vens caminhando ao longo de uma calçada e vê dentro de uma lixeira, um pacote vistoso, muito arrumadinho e bem lacrado com fita crepe. É mesmo um pacote singular. Aquilo espicaça sua curiosidade. Ainda mais se soubesse que naquele pacote há uma pasta plástica preta cheinha de papeis. Está dentro de uma sacola de palha, que por sua vez foi colocada cuidadosamente em duas outras sacolas de loja, tudo isso lacrado com fita crepe larga, gasta sem dó! Que haverá ali dentro prestes a desaparecer em um lixão? Registros de uma vida? Um folhetim, um novelón mexicano? Ou quem sabe até um guia de sobrevivência? Deve conter nitroglicerina pura!!! Você pode até, por recatos de higiene em tempos de pandemia, ou discrição, não abrir o pacote. Mas como Pandora... fica com uma vontade... Uma mulher, 30 anos, atriz sem fama e sequer contrato, resolve escrever sobre suas vivências e personagens que habitam a região do Baixo Augusta - centro de São Paulo -, de inícios do século XXI. Pretende começar vida nova e reúne cartas, confissões, telegrama e fotos antigos. Tudo na lata do lixo e nas condições descritas. Esse parece ser o móbile – ficcional ressalte-se –, que impulsiona a atriz e escritora Cecília Aguirre de Carvalho – que assina Cica Aguirre –, em seu livro de estreia na literatura. “Não quero escutar que me ama”. No texto de abertura da obra, uma prosa poética à guisa de abertura e que traz o título de “Eu me arrependi tanto quanto aquele beijo que dei...!” E começamos a divisar o estilo da autora dentro do que observamos na literatura brasileira contemporânea, isto em linhas gerais. No aspecto específico dessa obra em si, somos impulsionados a abordar dois aspectos mais particulares que nos parecem importante ressaltar na obra, mais do que meros pressupostos teóricos e enquadramentos críticos de forma.

     Quem acompanha a literatura produzida no Brasil nos últimos anos sente que – sobretudo em se falando de literatura produzida por mulheres (eu não escrevi literatura feminista). Há uma nítida e legítima rejeição ao papel infringido historicamente às mulheres. Sente também o caráter de denúncia que certos textos comportam. E sente mais ainda, ao lado de motivos sociais, a ressignificação de elementos comumente associados a submissão da mulher em signos de sua libertação. E o uso de uma mescla de técnicas que não se enquadram em cânones clássicos (daí cada vez mais prosa poética e/ou poesia em prosa). Observamos adicionalmente – e não poderia ser diferente dentro do caldeirão infernal em que transformamos o mundo – que por ser uma construção social, por mais óbvio que pareça, reflete a sociedade, o tempo e a circunstância de sua produção. Percebe-se nitidamente o caráter reflexivo da relação literatura e sociedade nas molduras que têm sido construídas.

     De há muito a mulher deixou de ser representada pelo discurso masculino. Passa a representar, ela mesma, seus próprios personagens e ideologias. E temos afinal a presença ativa – não mais cheia de subterfúgios –, do eu que escreve e narra, portador de um ponto de vista próprio, que revela um olhar na perspectiva da mulher. Vozes com posição consciente acerca de seu papel social e do seu direito de expressão. Parece estar mesmo em curso um processo de reconstrução da categoria “mulher” enquanto questão de sentido e lugar privilegiado para a atuação do feminino e para a recuperação de experiências emudecidas pela tradição cultural milenarmente dominante.

     Dessa conjunção de sociedade e sentir feminino, parece-nos, se alimenta o vigor literário da senhora Cecília Aguirre. Como já dissemos, uma literatura que em certa medida tateia em encontrar um estilo próprio na oscilação formal entre prosa e poesia, mas que tem o que dizer, percebe-se em larga medida. E não é pouco. Em meio às explosões poéticas de uma sensibilidade muito antenada com sua época e seu meio, é quando a autora se inclina mais para o campo da prosa que, positivamente, sentimos seu poder de criação, sua inventiva ao imaginar situações em que o humano se encontra a mercê de um vazio existencial, de que é exemplo pungente o texto “Catarina”; ou quando o foco narrativo recai na falta de solidez nas relações humanas, como ocorre em “Cela forte” e “Estela” ; quando desnuda a busca incansável de uma identidade não aceita pela sociedade como é o caso de “Scarlet”, história de dor e sofrimento de alguém que durante o dia é um menino tímido, funcionário de um supermercado da rua frei caneca e a noite torna-se a Scarlet solitária das ruas. E finalmente quando nos encontramos em solidão irremediável, como lemos em “Alzira”, e na tragicômica vida de Dona Ondina.

     Em outros textos a autora utiliza diferentes focos narrativos e assim consegue estabelecer um dialogismo entre a voz narrativa, as personagens e o leitor, porque não lança mão de uma prosa de vertente realista e brutal. Atinge efeitos tão ou mais eficientes na denúncia do violência circundante, como ocorre em “A pintora” e “Roteiro para cinema”. Resta-nos aguardar que a personagem que encarna um dos últimos textos, “Para saber quem eu sou” venha mais vezes nos visitar. Há uma honestidade imensa ali da qual necessitamos sempre.

     Voltemos finalmente ao mito de Pandora. Reza a lenda ainda que ela, logo que percebeu o erro que cometera, se apressou em fechar a caixa. Com isso, conseguiu preservar o único dom positivo que fora depositado naquele recipiente: a esperança. Dessa forma, o mito da Caixa de Pandora explica também como o humano é capaz de manter-se perseverante mesmo quando as situações se mostram bastante adversas. Assim faz a autora de “Não quero escutar que me ama”. Transfundiu experiência em ficções e poesias que gotejam vida. Assim se pode, em proveito não somente de si, ouvir a nossa e tantas outras vozes “criando força, repetindo, construindo, reconstruindo linha por linha, histórias que precisam mesmo ser contadas.

APRESENTAÇÃO

A escuta do feminino
Krishnamurti Góes dos Anjos



TRANSFUNDIU EXPERIÊNCIA EM FICÇÕES E POESIAS QUE GOTEJAM VIDA.



Cecília de Aguirre Carvalho nasceu no meio da década de 1970, filha da classe média paulistana. Atriz, começou a escrever seus próprios personagens e histórias, além de participar de vários trabalhos. Cica Aguirre é uma ativista feminista e antirracista que vem escrevendo sobre o empoderamento feminino, questionando tabus, buscando novas possibilidades. Não quero escutar que me ama é a primeira coletânea de textos que publica.



A AUTORA

Reprodução
Foto: Max Röhrig


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Não quero escutar que me ama

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DIRETO COM CICA AGUIRRE
Autografado





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