Home Catálogo Editora Na mídia Originais Lista de preços Escritório do editor Contato Compra de livros Escritório do editor Escritório do editor Fricções Siga a Ficções no Twitter
Ficções Editora
C A T Á L O G O

Parágrafos fúnebres

Wesley Barbosa


ISBN (PAPEL): 9786587622019
Formato: 10 X 16 cm
Páginas: 52
Ano: 2020
Peso: 100 gr
Projeto gráfico / capa: Alonso Alvarez
Revisão: Milton Camargo Mota Foto das letras: Marlene Bergamo Letras da capa: Moisés Wellington Ventura Foto da capa: Fotosearch)

Capa
PAPEL: R$ 30,00
>E-BOOK: R$ 18,00

IMAGENS DA CAPA: FRENTE | 4° CAPA | ABERTA
TRECHO | SOBRE O AUTOR

Bookmark and Share


Parágrafos fúnebres é a narrativa de Joaquim, preso há dez anos por assaltos e homicídios. Encorajado por seu companheiro de cela a ler livros de Dostoiévski e Victor Hugo, com um toco de lápis também escreve para passar o tempo. O presidiário relembra fatos da vida de quando ainda estava em liberdade, direcionando o conteúdo dos seus escritos, às vezes de maneira epistolar, para dona Maria, sua mãe, que ele sonha rever um dia e para o filho Miguel. Quando a pandemia se espalha pelo mundo afora e os detentos já não podem mais receber visitas e utensílios básicos de limpeza como água e sabão, o vírus chega à cadeia e os presos que são levados para a enfermaria não voltam mais. Nos dias de banho de sol, apenas a voz do diretor do presídio, dizendo que o mundo está estudando uma cura para a doença mortal, é o informe dos detentos, desesperançados, famintos, doentes e desvalidos durante a quarentena.

SINOPSE




Um cão uiva na casa ao lado. Minha avó dizia que era prenúncio de morte. As casas, todas vazias, estão cobertas pela escuridão. Alguém deve estar fazendo amor nesse momento, acordado, chorando, talvez pensando em como seja a segunda-feira. Vou até a cozinha e esquento um pouco de café. Faz tempo que não fumo cigarro, mas cairia bem agora. Eu olhando pela janela, a xícara fumegante e a brasa firme, queimando meus dedos.

EPÍGRAFE
Wesley Barbosa




Se uma lufada de vento frio invadisse sua cela, seria como se sussurrasse em seu ouvido que nada vai ficar bem, por mais que se consiga acertar as orações. A longa fila de cadáveres arrastados para a enfermaria e a ameaça constante como um abutre sinistro voando sobre o pátio. Uma epidemia predatória e implacável. Wesley escreve como se incitasse aos condenados que façam a última oração para que suas almas atravessem o pátio, escalem os muros e como se aproveitando do indulto derradeiro lhes fosse permitido sobrevoar a cidade com suas fitas negras nos calcanhares e moedas sobre os olhos. Essa é uma narrativa crua e visceral sobre um dos 8 tantos que se julgam intocáveis e não contam com aqueles segundos em que tomam a decisão equivocada que pode lhes custar toda uma vida. Aquele momento em que você dobra a esquina errada. Essa não é uma narrativa sobre expiação. É apenas a cruel constatação de que não há placas indicando o caminho de volta e se Deus existir, Ele não parece disposto a aliviar a pena. Resta apenas rezar, mesmo que em dúvida, pela fila dos homens enlutados abandonados a implacável má sorte, esperando que o dia venha com uma mísera mensagem de esperança.

PREFÁCIO
O longo luto da noite que não termina
Mário Bortolotto



WESLEY ESCREVE COMO SE INCITASSE AOS CONDENADOS QUE FAÇAM A ÚLTIMA ORAÇÃO.



LEIA A MATÉRIA



Wesley Barbosa nasceu em Itapecerica da Serra, na divisa com São Paulo, 1990. Fez parte dos encontros de Literatura Marginal em maio de 2014, onde começou a divulgar seus primeiros trabalhos. Concluiu apenas o ensino médio, trabalhou de vendedor ambulante, em lanchonete como atendente e em uma biblioteca de escola onde passava a maior parte do tempo lendo autores como Dostoievski e Jorge Amado. Publicou, em 2016, O diabo na mesa dos fundos (Selo Povo), livro de contos que vem se popularizando através do boca a boca e que foi editado pelo escritor Ferrez. Parágrafos fúnebres (Ficções Editora) foi escrito em uma manhã de reflexão sobre a pandemia.



O AUTOR

Reprodução


PARA COMPRAR O LIVRO
Abacates no caixote

Escolha uma opção abaixo.



VERSÃO PAPEL
PAGUOL / FICÇÕES EDITORA
Compra direta com a editora. Clique no botão ao lado: rápido, fácil e seguro!





INSTAGRAM:
https://www.instagram.com/barbosaescritor
Email:
wesleyliteraturamarginal@gmail.com

DIRETO COM AUTOR
Autografado














E NAS MELHORES LIVRARIAS!
IMPORTANTE! Preços e prazos de entregas definidos pela livraria. Procure se informar.












VERSÃO DIGITAL (E-BOOK)



VOLTA SOBE
FICÇÕES - Porque a vida não basta